domingo, 16 de março de 2008

Curso com Dóris Sueli Teixeira

Ontem fiz o curso de "felting", na Paulinia, com a professora Dóris Sueli Teixeira.
A Dóris é uma das professoras mais bem conceituadas de Patchwork e Quilting no Brasil, já foi premiada por diversos trabalhos aqui e fora do país. Ou seja, é "fera" no assunto. Sempre aprendo muito quando faço cursos com ela. O curso foi muito gostoso e descontraído. Éramos apenas 6 pessoas e todas com muita vontade de aprender.
A técnica usa o pé calcador de "punch needle" ( neste caso foi usado na máquina Bernina) que tem várias agulhas que perfura os materiais que são aplicados sobre um feltro usado como base. Os materiais que usamos foram os mais diversos como sedas, organzas, cetins, rayons, crepes, rendas, lãs de todos os tipos, linhas, etc.
O mais interessante e curioso é que não se usa nenhuma linha para costurar nas agulhas. Os materiais se prendem ao feltro pelas perfurações que as agulhas fazem nele. Por isso, devemos selecionar os tecidos mais finos, pois as agulhas devem penetrar nos tecidos e no feltro para fixá-los. Depois de tudo preso, ainda pode-se quiltar.
É uma técnica em que se pode deixar a imaginação e criatividade a vontade. Saíram trabalhos incríveis neste curso.

Adorei o efeito do trabalho final do felting. Agora só falta quiltar.

2 comentários:

Gisele Schoene disse...

Ficou lindo, super colorido! Muito interessante ver que nao se usa linha para costurar!

Anônimo disse...

Olá! Sou do sul, adoro as aulas da Dóris, conheço ela desde que ela morava em Porto Alegre , fiquei curiosa em saber que pezinho é este que vc usou..ele vem na maquina ou é especial para esta técnica?. minha maquina cabem 2 agulhas , pode ser feito com apenas 2 agulhas??
tbm quero dizer que adorei teus trabalhos e achei seu Blog super bonito!
abraços
LU